Artes II

Johann Moritz

Pintor e desenhista germânico nascido em Augsburg, Alemanha, que deixou imensa obra que se constituiu em um dos mais importantes documentos sobre o Brasil, durante sua estada no país (1821-1835) e escreveu o livro Viagem pitoresca ao Brasil, publicada no Brasil (1835). De uma família de artistas, fez seus primeiros estudos com o pai e depois aperfeiçoou-se na Academia de Belas-Artes de Munique.
Membro da expedição científica chefiada pelo naturalista e diplomata russo barão Georg Heinrich von Langsdorff, chegou ao Brasil (1821), viajando pelo país a fim de coletar material para pinturas e desenhos. Inicialmente percorreu com a expedição, as províncias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas depois, preferiu viajar por conta própria. De volta à Europa, o artista reuniu cem de seus trabalhos e publicou-os sob o títuloVoyage pittoresque au Brésil (1835), em Paris.
Ainda esteve no Brasil (1847), quando visitou, também, outros países hispano-americanos como Argentina, Peru, Bolívia, Chile, Uruguai e México, com o mesmo objetivo, desenvolver uma obra temática predominantemente paisagística e de representação de cenas do cotidiano. Novamente na Europa, pintou mais de 3.000 desses trabalhos com aspectos de vários países latino-americanos que visitou e publicou uma importante obra sobre o Méxido e morreu em Weilheim, Alemanha. Pintou e anotou aspectos de regiões brasileiras, suas paisagens, costumes, tipos, indígenas e a reedição de sua obra Viagem pitoresca através do Brasil (1940), reuniu as cem pranchas da edição original e mais dez inéditas.



Johan Moritz
''Escravos''

figura10d


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário